quinta-feira, 21 de maio de 2009

PCB APOIA ESSA LUTA




ESTUDANTES Luta pelo Passe Livre

Por Raisa Marques*

A cada ano que passa, o elevado custo das despesas com as passagens de ônibus tem feito muitos estudantes abandonarem as salas de aula, aumentando ainda mais a evasão escolar.

A Ubes luta para ampliar e democratizar o acesso à escola publica, mas luta também para que sejam criadas medidas que dêem condições para que o estudante possa permanecer na escola.

A sociedade atual é reprodutora da desigualdade, de um lado são os empresários dos transportes sofrendo muita pressão para a elevação dos valores, e do outro são os estudantes lutando para ter mais acesso à educação.Não é por menos que pipocam em todo o país manifestações pelo passe livre e contra o aumento no valar das passagens de ônibus.
Educação é muito maisOutro aspecto importante é que não devemos ver a educação apenas como as atividades que ocorrem no ambiente da escola. Para a Ubes educação é muito mais. São as atividades culturais, o lazer, o esporte que a juventude precisa freqüentar para complementar sua formação. Assim, o passe livre é uma forma de garantir o acesso a essas atividades complementares.Mas para que isso aconteça é preciso haver investimentos e políticas que garantam a efetivação de medidas como essa em todo o Brasil, não somente em lugares isolados.Pensando nisso, Levaremos essa bandeira aos empresários dos transportes, aos governos e à toda a sociedade e vamos deixar claro que os estudantes não vão aceitar qualquer tipo de aumento de tarifas.A Ubes quer fazer esse debate e exigir que o poder público veja o transporte como parte integrante da educação e saúde da população.

Venha você também fazer parte dessa luta

Nenhum comentário: