segunda-feira, 15 de março de 2010

GOVERNO DO PARAGUAI CONDECORA LIDER COMUNISTA! COM O "GRAU DA GRÃ CRUZ

O governo paraguaio condecorou o líder comunista Ananías Maidana com a Ordem Nacional ao Mérito, com o grau da “Gran Cruz” por sua luta em favor da democracia.


“Sabemos que em seu coração patriota se alojam todas as razões para a esperança”, expressou o presidente Fernando Lugo ao referir-se a Maidana, que já sofreu com a perseguição, a tortura e as prisões da ditadura stronista (1954-1989).

Maidana, Secretário Geral de Honra do Partido Comunista Paraguaio (PCP), é o primeiro comunista a receber uma distinção oficial no país. Os comunistas ficaram na ilegalidade durante décadas e seus membros foram perseguidos e aniquilados por se opor ao regime ditatorial.

“Pessoas como você terão muito mais que o bronze frio da memória; terão menção de gratidão eterna”, destacou Lugo em sua mensagem durante o ato realizado na Chancelaria na presença de dirigentes políticos e sociais progressistas.

O presidente lamentou no ato “representações da Nação paraguaia, por uma intolerância criminosa, por vários anos, e em alguns bolsões autoritários até hoje, condenaram e condenam o comunismo pela simples utopia de um mundo fraterno”.

Ao referir-se a Maidana, o presidente expressou: “Sabemos que no seu coração patriota se alojam todas as razões para a esperança, valor que deve unir-nos para construir, sem exclusão alguma, essa pátria que merecemos”; e aproveitou para enfatizar que “de uma vez por todas se deve entender que por nenhuma razão do universo devemos deter-nos nos projetos de mudança, a transformação não pode parar no Paraguai”.

Lugo afirmou: “Gratidão eterna, dom Ananías Maidana, comandante da pátria rebelde. De ontem, hoje e sempre”.

Fonte: Diário Última Hora

http://www.ultimahora.com/notas/303494-Gobierno-condecora-en-grado-de-Gran-Cruz-a-l%C3%ADder-comunista-en-Paraguay

Traduzido por Dario da Silva

Postagem de: Luiz Navarro

Nenhum comentário: